quinta-feira, 18 de abril de 2013
Obras Inacabadas
Ao ver diversas obras públicas inacabadas em Porto Velho, tais como: os viadutos, o Instituto Federal de Educação, a sede do INSS e entre outras; me questiono, qual é a provável causa? De quem é a responsabilidade direta?
O que me vem a cabeça é falha de projeto e orçamento, pois é comum colocarmos culta nos gestores políticos, logicamente não vou defende-los, mas acho essa resposta muito fácil, pois como engenheiro que viveu na época da infração galopante, onde chega aos 84% ao mês, que era quase impossível prever valores de mão de obra e insumos, concluímos as obras nos prazos e valores iniciais orçados.
Agora as obras paralisam constantemente por falta de recursos ou erros de orçamentos, fazendo, inclusive, com que as empresas abandonem as obras e alegam a impossibilidade de execução pelos valores inicialmente propostos.
Como toda a atividade tecno-científico tem um profissional responsável pela execução do serviço, bem como na elaboração do projeto e apontar qual o valor real da obra a ser executada e como a engenharia que segue as leis da física e da matemática, cuja base científica é a ciência exata não caberia erros tão graves como estamos vendo dia a dia, será que engenharia brasileira não sabe mais fazer cálculos?
Assinar:
Postagens (Atom)