sexta-feira, 28 de agosto de 2015

OPOSIÇÃO INTELIGENTE QUE FALTA AO BRASIL

Sabemos que Brasil passa por uma crise econômica, mas também por uma crise de oposição, pois não há oposição inteligente, apenas um grupo que faz o contra ponto de Fora Dilma, Fora PT, Fora Governo, Impeachment, Volta Ditadura; não tem propostas, não tem conhecimento dos problemas do país, pois não tiveram a sensatez de estudar as diversas politicas públicas que a sociedade necessita e apresentar o motivo que demonstre o que está errado e como fazer, ou seja, o que está acontecendo e qual a solução.
Dizem que o PT na oposição sempre foi muito bom, mas por quê? A resposta é simples, o PT sabe reunir pensadores da sociedade e discutir sobre saúde, educação, segurança e outras políticas públicas essenciais à sociedade e fazer um debate propositivo e assim fazia com maestria quando estava na oposição, pois ao terminar a demonstração do que estava errado, apresentava as possíveis soluções.
Quando o PT era oposição havia mais qualidade nos debates sobre as politicas públicas, desta forma obrigava ao governante buscar melhor qualidade de sua administração, apesar de que na maioria das vezes o governante não deu a devida atenção, cometendo graves erros na condução do país, que levou a crises piores do que as que vivemos hoje.
E agora? O que faz a oposição? Falar que está errado no aspecto geral é fácil, mas em quais pontos estão os erros? O que deve ser feito para consertar? Eis os desafios desta oposição, que não sabe dizer o que está errado e pior, não sabe apresentar propostas de solução; ficam no discurso repetitivo e vazio de Fora PT, Fora Dilma e outros.
A sociedade precisa analisar essa visão da oposição e cobrar da mesma mais eficiência e eficácia, qualificar o debate, pois é essencial uma oposição responsável, haja vista que não está em jogo o sucesso do governante, mas a qualidade das políticas públicas que toda a sociedade necessita.
A falácia que a oposição prega sobre moralidade, combate a corrupção, prisão de culpados, parece mais àquelas fofoqueiras da cidade que vivem a falar da vida dos outros e escondem sua desfaçatez que cometem nos cantos escuros; facilmente demonstrados nas investigações dos diversos casos de corrupção, onde os mais eloquentes opositores têm seus nomes citados como recebedores de propinas; que o digam as citações de Aécio Neves, Agripino Maia, Eduardo Cunha, Aloisio Nunes e outros.
Infelizmente até as igrejas entraram nesta seara de ser oposição sem proposta de solução, pois algumas acabaram participando dos esquemas de lavagem de dinheiro, desta forma contrariando os mais sagrados conceitos religiosos da ética e da moral, que tão bem o fizeram em momentos passados.
Necessitamos sensibilizar os setores mais responsáveis da sociedade em exigir um comportamento de compromisso com o país em relação aos partidos de oposição, cobrando dos mesmos analise séria da situação do país no sentido de tomarem a frente de debates propositivos de soluções, como oposições do passado assim o fizeram.
Toda a administração necessita de uma oposição, pois os amigos tem o receio de atingir a sensibilidade emocional; já o “puxa saco” é o primeiro a pular do barco e deixa-lo afundar; entretanto o opositor faz todos os tipos de criticas e quer atingir o administrador de todas as formas, mas se for feito com responsabilidade, poderá ser o melhor aliado na gestão de qualquer instituição.
É neste sentido que a sociedade, que se diz apartidária, deve cobrar da oposição o comportamento, sabendo rechaça-la quando ver que somente quer se aproveitar da situação, como faz o chacal ao comer a carniça; pois não devemos deixar que a sociedade caminhe para o apodrecimento, pois perderemos todos.
Para aqueles que tenham uma bandeira política, que procurem agir dentro de suas legendas no sentido de cobrar posições éticas e morais, lutem pelo combate a corrupção e procurem construir propostas de soluções de políticas públicas que faça o país caminhar para uma sociedade mais justa.
Aquele que não tem uma posição partidária definida, que também procure utilizar como referencia parlamentares que apresentam reputação séria e não me diga que não tem, pois é sinal que está procurando de forma descompromissada com a politica e só participa durante o processo eleitoral; pois ao utilizar falas, publicações, vídeos e outras mídias de parlamentares citados ou que de alguma forma estão envolvidos em corrupção, no sentido de criticar o governo; significa que está dando aval às suas práticas corruptas, que o apoia e que pode se esconder sobre seus braços.
Pense nisto.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

PAI




Quem foi aquele homem que deixou como legado a importância de estudar para poder ocupar uma condição de vida melhor na sociedade, tão excludente em relação àqueles de menor poder aquisitivo? De origem humilde, sem bens materiais, mas de um virtuoso caracter que deixou de exemplo aos seus filhos.
Passou por este mundo em um curto tempo, não é lembrado pelo seus netos, porque a eles não houve oportunidade de conhecê-lo e perceber que foi um homem que se dedicou a cuidar de uma mulher doente e de tres filhos pequenos, deixando como ensinamento, o amor pela família.
Lembro deste homem como um pai amoroso e como um idealista em função de relatos feitos por aqueles que o conheceram, me fica um vazio na memória, pois tive muito pouco tempo para viver com ele, seu nome é Jose, como muitos outros, que sujava suas mãos na graxa para trazer o sustento para casa.
Homem de pouco saber das letras, mas de estirpe ideológica ao contestar a política da época; que pensaria hoje da realidade vivida por seus filhos e alegria de ver seus netos e netas com sorriso estampadas no rosto. A tristeza me bate, pois não tive a oportunidade de homenageá-lo em vida no dia dos pais, me fazendo lembrar de quando os alunos faziam lembranças na escola para dar de presente ao seu pai, meu coração se sentia vazio por não tê-lo.
Mas a vida foi bondosa para comigo, pois ao longo dos anos fui sendo adotado por pessoas que não substituiram o meu pai, mas que souberam deixar uma marca de carinho dentro de meu coração, quero agradecer eles neste dia, meu tio Jose, ao Aluísio e ao Sr. Onofre que foi um pai de coração me acolheu e me deu carinho.

Tenho certeza de uma coisa, o seu legado de ver seus filhos homens honrados e corretos, foi respeitado, se tornaram bons homens dignos de seus ideais e que estão sendo repassados aos seus filhos e netos; por isso parabéns ao meu pai, onde estiver que Deus o ilumine sempre e a todos aqueles que de uma forma ou de outra me orientaram e me deram carinho como pai fosse.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Circo das prisões midiáticas


Estamos passando por momentos que lembram a idade média, pois alguém diz pega ladrão, mata ele e sai tudo mundo gritando mata, mata. Sem qualquer preocupação em apurar a verdade, não importa se é inocente ou culpado. O importante é condenar alguém para movimentar o circo.

E nisto não se tem preocupação com as consequências que os gritos insensatos levam a sociedade e o país para o buraco, não se observam os interesses escusos que estão por trás de tudo que este circo criou para desviar a atenção.

Empresas brasileiras estão sendo sucateadas e compradas a preço de bananas por estrangeiros; a privatização de uma grande empresa brasileira ficou a cada dia mais difícil, então foi necessário utilizar outras formas de obter os direitos de tão lucrativa empresa.

Apurar e prender culpados são necessários, mas quebrar empresas que são as que mais geram empregos e riquezas no país beira a irresponsabilidade e dúvidas são levantadas, a quem interessa tal destruição, pois a engenharia do país está em check.

Prender pessoa física tudo bem, mas suspender contratos sem qualquer comprovação de irregularidade contratual não demonstra qualquer razoabilidade e se houver irregularidade, que se devolva o dinheiro pago a maior. Obra e serviços paralisados geram mais prejuízos do que elas serem concluídas e posterior devolução de possíveis valores desviados.


A Engenharia deste país precisa tomar posição, como foi feito pelos advogados por meio da OAB, independentemente da tarja que setores suspeitos insistem em atribuir que a mesma está ligada a um determinado partido.