terça-feira, 13 de abril de 2010

Novela e a violência

Qual o papel das novelas? Entretenimento, lazer, formação de conceitos, quebras de preconceitos, enfim tem papel relevante na formação da sociedade, portanto as responsabilidades dos criadores tornam-se de grande relevância, pois através de seus enredos poderão influenciar comportamento, em especial o entendimento moral das coisas e a banalização de situações que merecem tratamento diferencial.

Vejamos o que acontece normalmente nas novelas, o bandido passa o maior tempo se dando bem e somente nos dois últimos dias se da mal, portanto se fizermos um paralelo com a vida, podemos dizer que somente na velhice iremos nos dar mal, e apoiado por uma lei que protege o idoso, sairemos ilesos, que o diga o juiz Lalau.

Parece uma idéia descabida, mas para uma população que chega a agredir o artística que faz o papel de bandido na novela, podemos dizer que há uma proximidade muito grande com a realidade, assim a tese de que a novela pode formar comportamento não há nada de estranho.

E aí mora o perigo para a sociedade, a banalização da violência, a novela mostrando que o bandido se dá bem num espaço maior na novela e que a maioria de suas ações passam impunes, acaba passando o conceito que o crime compensa, pois o custo beneficio é pro crime, pois a morte é a única coisa certa e se pudermos passar a grande parte da vida numa boa, a custa do trabalho dos outros, este custo compensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário