terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ponto de Onibus





O momento é propicio para discussão de melhoria de qualidade do transporte público, pois se fala em aumentos dos valores de transporte, rompimento de contratos com o “dito” cartel do transporte em Porto Velho, além do péssimo serviço prestado. Quando pensamos em ônibus, percebemos que a maior parte da reclamação é referente ao atraso, lotação, o desconforto que os veículos apresentam e o sucateamento da frota; raramente, há qualquer observação sobre o ponto de embarque e desembarque dos passageiros.

As paradas de ônibus de Porto Velho não têm padrão de qualidade estabelecido de forma permanente, pois cada Prefeito que assume muda a forma, sem qualquer previa analise de questões estéticas, de engenharia ou forma arquitetônica, sem qualquer visão da mobilidade urbana; não existe qualquer regra ou norma que discipline a maneira de projetar e construir, com a finalidade de disponibilizar para uso da população.Existem vários tipos espalhados pela cidade; em concreto com assento conjugado; em estrutura de ferro com assento em madeira; em estrutura de ferro e cobertura de fibra de vidro, sem assento; outra em cobertura ondulada de telha de alumínio e estrutura de ferro, além dos meros totens de sinalização de parada, sem qualquer informação.
Todos estes pontos não há qualquer indicação e localização, com os destinos dos ônibus, além de apresentar situação de insegurança por oferecer esconderijo para marginais em sua parte de trás, entre a estrutura e o muro, apresentando um verdadeiro sanitário a céu aberto; bem como uma péssima qualidade do equipamento público.

Para solucionar tal questão, a proposta seria de oferecer um concurso público para elaboração de especificações e projetos completos de modelos para construção de pontos de paradas de ônibus, adotando como regra o projeto vencedor e, paralelamente, apresentar um projeto de lei na câmara de vereadores para estabelecer normas para sua aplicabilidade, a fim de evitar constantes mudanças; desta forma o Prefeito que assumir deverá seguir o projeto padrão que foi aprovado.

Alguns cuidados são necessários, tais como: assento; previsão do tamanho em função do quantitativo de pessoas a embarcar; cobertura que efetivamente proteja as pessoas; evitar que sua localização fique distante do muro ou parede, para evitar pontos inseguros; placa indicativa de parada e quais os destinos, com os respectivos indicativos dos ónibus que ali param; prever acessibilidade a portador de necessidade especial; durabilidade; tipos diferentes em função da localização; iluminação; segurança construtiva; entre outros.

Além de todos estes cuidados, antes de efetuar a decisão final, recomendamos que seja feita audiências publicas com a finalidade de dar conhecimento a sociedade civil organizada e verificar se as condições atendem ao interesse.

Um ponto de parada bem projetado e executado pode conter em sua instalação sistema de rastreamento do veículo, onde poderá ser informada sua localização ponto a ponto e o tempo para sua chegada ao local de espera, proporcionando ao usuário acompanhar em tempo real onde está o seu transporte, bem como monitorar a qualidade de serviço prestado; penso que nossa capital poderá ser pioneira em tal procedimento, haja vista que já identificamos a existência de modelos normatizados em outras prefeituras, mas não com tal qualidade que propomos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário