sexta-feira, 28 de agosto de 2015

OPOSIÇÃO INTELIGENTE QUE FALTA AO BRASIL

Sabemos que Brasil passa por uma crise econômica, mas também por uma crise de oposição, pois não há oposição inteligente, apenas um grupo que faz o contra ponto de Fora Dilma, Fora PT, Fora Governo, Impeachment, Volta Ditadura; não tem propostas, não tem conhecimento dos problemas do país, pois não tiveram a sensatez de estudar as diversas politicas públicas que a sociedade necessita e apresentar o motivo que demonstre o que está errado e como fazer, ou seja, o que está acontecendo e qual a solução.
Dizem que o PT na oposição sempre foi muito bom, mas por quê? A resposta é simples, o PT sabe reunir pensadores da sociedade e discutir sobre saúde, educação, segurança e outras políticas públicas essenciais à sociedade e fazer um debate propositivo e assim fazia com maestria quando estava na oposição, pois ao terminar a demonstração do que estava errado, apresentava as possíveis soluções.
Quando o PT era oposição havia mais qualidade nos debates sobre as politicas públicas, desta forma obrigava ao governante buscar melhor qualidade de sua administração, apesar de que na maioria das vezes o governante não deu a devida atenção, cometendo graves erros na condução do país, que levou a crises piores do que as que vivemos hoje.
E agora? O que faz a oposição? Falar que está errado no aspecto geral é fácil, mas em quais pontos estão os erros? O que deve ser feito para consertar? Eis os desafios desta oposição, que não sabe dizer o que está errado e pior, não sabe apresentar propostas de solução; ficam no discurso repetitivo e vazio de Fora PT, Fora Dilma e outros.
A sociedade precisa analisar essa visão da oposição e cobrar da mesma mais eficiência e eficácia, qualificar o debate, pois é essencial uma oposição responsável, haja vista que não está em jogo o sucesso do governante, mas a qualidade das políticas públicas que toda a sociedade necessita.
A falácia que a oposição prega sobre moralidade, combate a corrupção, prisão de culpados, parece mais àquelas fofoqueiras da cidade que vivem a falar da vida dos outros e escondem sua desfaçatez que cometem nos cantos escuros; facilmente demonstrados nas investigações dos diversos casos de corrupção, onde os mais eloquentes opositores têm seus nomes citados como recebedores de propinas; que o digam as citações de Aécio Neves, Agripino Maia, Eduardo Cunha, Aloisio Nunes e outros.
Infelizmente até as igrejas entraram nesta seara de ser oposição sem proposta de solução, pois algumas acabaram participando dos esquemas de lavagem de dinheiro, desta forma contrariando os mais sagrados conceitos religiosos da ética e da moral, que tão bem o fizeram em momentos passados.
Necessitamos sensibilizar os setores mais responsáveis da sociedade em exigir um comportamento de compromisso com o país em relação aos partidos de oposição, cobrando dos mesmos analise séria da situação do país no sentido de tomarem a frente de debates propositivos de soluções, como oposições do passado assim o fizeram.
Toda a administração necessita de uma oposição, pois os amigos tem o receio de atingir a sensibilidade emocional; já o “puxa saco” é o primeiro a pular do barco e deixa-lo afundar; entretanto o opositor faz todos os tipos de criticas e quer atingir o administrador de todas as formas, mas se for feito com responsabilidade, poderá ser o melhor aliado na gestão de qualquer instituição.
É neste sentido que a sociedade, que se diz apartidária, deve cobrar da oposição o comportamento, sabendo rechaça-la quando ver que somente quer se aproveitar da situação, como faz o chacal ao comer a carniça; pois não devemos deixar que a sociedade caminhe para o apodrecimento, pois perderemos todos.
Para aqueles que tenham uma bandeira política, que procurem agir dentro de suas legendas no sentido de cobrar posições éticas e morais, lutem pelo combate a corrupção e procurem construir propostas de soluções de políticas públicas que faça o país caminhar para uma sociedade mais justa.
Aquele que não tem uma posição partidária definida, que também procure utilizar como referencia parlamentares que apresentam reputação séria e não me diga que não tem, pois é sinal que está procurando de forma descompromissada com a politica e só participa durante o processo eleitoral; pois ao utilizar falas, publicações, vídeos e outras mídias de parlamentares citados ou que de alguma forma estão envolvidos em corrupção, no sentido de criticar o governo; significa que está dando aval às suas práticas corruptas, que o apoia e que pode se esconder sobre seus braços.
Pense nisto.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

PAI




Quem foi aquele homem que deixou como legado a importância de estudar para poder ocupar uma condição de vida melhor na sociedade, tão excludente em relação àqueles de menor poder aquisitivo? De origem humilde, sem bens materiais, mas de um virtuoso caracter que deixou de exemplo aos seus filhos.
Passou por este mundo em um curto tempo, não é lembrado pelo seus netos, porque a eles não houve oportunidade de conhecê-lo e perceber que foi um homem que se dedicou a cuidar de uma mulher doente e de tres filhos pequenos, deixando como ensinamento, o amor pela família.
Lembro deste homem como um pai amoroso e como um idealista em função de relatos feitos por aqueles que o conheceram, me fica um vazio na memória, pois tive muito pouco tempo para viver com ele, seu nome é Jose, como muitos outros, que sujava suas mãos na graxa para trazer o sustento para casa.
Homem de pouco saber das letras, mas de estirpe ideológica ao contestar a política da época; que pensaria hoje da realidade vivida por seus filhos e alegria de ver seus netos e netas com sorriso estampadas no rosto. A tristeza me bate, pois não tive a oportunidade de homenageá-lo em vida no dia dos pais, me fazendo lembrar de quando os alunos faziam lembranças na escola para dar de presente ao seu pai, meu coração se sentia vazio por não tê-lo.
Mas a vida foi bondosa para comigo, pois ao longo dos anos fui sendo adotado por pessoas que não substituiram o meu pai, mas que souberam deixar uma marca de carinho dentro de meu coração, quero agradecer eles neste dia, meu tio Jose, ao Aluísio e ao Sr. Onofre que foi um pai de coração me acolheu e me deu carinho.

Tenho certeza de uma coisa, o seu legado de ver seus filhos homens honrados e corretos, foi respeitado, se tornaram bons homens dignos de seus ideais e que estão sendo repassados aos seus filhos e netos; por isso parabéns ao meu pai, onde estiver que Deus o ilumine sempre e a todos aqueles que de uma forma ou de outra me orientaram e me deram carinho como pai fosse.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Circo das prisões midiáticas


Estamos passando por momentos que lembram a idade média, pois alguém diz pega ladrão, mata ele e sai tudo mundo gritando mata, mata. Sem qualquer preocupação em apurar a verdade, não importa se é inocente ou culpado. O importante é condenar alguém para movimentar o circo.

E nisto não se tem preocupação com as consequências que os gritos insensatos levam a sociedade e o país para o buraco, não se observam os interesses escusos que estão por trás de tudo que este circo criou para desviar a atenção.

Empresas brasileiras estão sendo sucateadas e compradas a preço de bananas por estrangeiros; a privatização de uma grande empresa brasileira ficou a cada dia mais difícil, então foi necessário utilizar outras formas de obter os direitos de tão lucrativa empresa.

Apurar e prender culpados são necessários, mas quebrar empresas que são as que mais geram empregos e riquezas no país beira a irresponsabilidade e dúvidas são levantadas, a quem interessa tal destruição, pois a engenharia do país está em check.

Prender pessoa física tudo bem, mas suspender contratos sem qualquer comprovação de irregularidade contratual não demonstra qualquer razoabilidade e se houver irregularidade, que se devolva o dinheiro pago a maior. Obra e serviços paralisados geram mais prejuízos do que elas serem concluídas e posterior devolução de possíveis valores desviados.


A Engenharia deste país precisa tomar posição, como foi feito pelos advogados por meio da OAB, independentemente da tarja que setores suspeitos insistem em atribuir que a mesma está ligada a um determinado partido.

sábado, 14 de março de 2015

Prisão em vida


O que é a vida e a morte, senão um tempo de cumprimento de pena.
O que é o corpo material, senão as grades da prisão,
E alma presa ao corpo, senão o réu condenado.
Ao nascer entramos para cela, a cela do corpo e da mente.
Não se cumpre parte da pena; senão vagará ou a um novo corpo voltará.
Que pena é essa, senão viver as alegrias e tristezas que o dia a dia nos impõe;
Do nascer ao morrer construímos e destruímos, causamos dor e alegria,
Com que objetivo? Senão o do aperfeiçoamento moral de nosso espirito;
Para conhecer o bem se faz necessário perceber o mal.
Descobrir a essência da vida, para aprimorar a alma.
Só há partida se houver aprendizado espiritual.
A partida é a liberdade eterna
A Liberdade do corpo material.

Porque continuar com o PT no governo




Considerando que a grande imprensa está batendo no PT e os órgãos de controle, Policia Federal e Ministérios Públicos, estão fazendo os seus papeis em investigar e denunciar; chegará uma hora que não terá mais petistas a serem presos, o que já está dando sinal e, assim, chegará a vez daqueles que estão sendo escondidos, escondidos mesmo, pois já foi apontado os indícios de materialidade de fatos, mas não foram denunciados; quando aos motivos, isto fica no submundo da política.
A limpeza de uma casa se faz em uma repartição por vez, assim a limpeza política dos partidos tinha que começar por alguém, que seja o PT, mas que depois não me venham com a desculpa que ladrão só tem no PT, pois assim comprovar-se-á que não tivemos a intensão de combater a corrupção, mas fazer o jogo sujo do poder político de interesses escusos e dar continuidade a corrupção.
Desta forma defendo a permanência do PT na administração deste país, pois é o único que vem implantando políticas públicas que realmente trouxeram melhorias de vida a população que mais precisava; a camada social que necessitava de condições de subir na pirâmide social foi agraciada com diversos programas que atingiram e continuar a atingir metas pactuadas.
Podemos citar, o exemplo da habitação que por meio do Programa Minha Casa Minha Vida terá até 2018, solucionado o déficit habitacional para a camada que recebe salários abaixo de 3 (três) salários mínimos. Neste ponto entendo a revolta de algumas classes que vivem da exploração de alugueis, pois a lei da oferta aumentou e a procura diminuiu o que causa incômodo aos que vivem somente de alugueis de imóveis.
Em relação à educação, o Governo Federal, cuja competência é o ensino de nível superior, possibilitou o filho do pedreiro, da empregada doméstica, a se formar em áreas tradicionalmente de acesso a população mais rica ou com melhores condições financeiras, por exemplo: medicina, odontologia, advocacia, engenharia e outros; além do intercâmbio do Brasil sem Fronteiras.
Nunca foi tão fácil fazer uma faculdade, hoje podemos ter até dois cursos superiores, quando mal podíamos ter um. E aqui tem mais alguns que demonstram descontentamento, pois está acabando a casta hereditária das empregadas domésticas, onde a mãe era empregada, que depois passava para a filha e desta para a neta e, hoje, com os diversos programas de educação, a filha está tendo condição de ter curso superior, rompendo esta sina e possibilitando melhorar as condições financeiras.
Penso que falta melhorar a educação de nível fundamental e médio, cuja competência é dos municípios e Estados, mas para isso o Governo Federal lutou e venceu para que a destinação dos “royalties” do Petróleo fosse para a educação, entretanto deverá ter uma fiscalização mais intensa sobre os Prefeitos e Governadores quanto à aplicação destes recursos. Cabe, ainda, lutar pela não privatização desta riqueza que é a de maior valor no mundo e que até guerras já foram travadas pelo seu domínio e aqui cabe uma reflexão sobre o que está em jogo atualmente.
Na área da saúde, o programa “Mais Médico” possibilitou o acesso à consulta médica a populações mais distantes dos rincões deste país, sendo que foi amplamente combatido com o argumento de que não havia estrutura para os profissionais trabalharem e aí, podemos lançar mão do exemplo de Médicos sem Fronteiras que trabalham em zonas de guerra e de miserabilidade absoluta, realizando atendimentos onde o médico demonstra o seu valor humano e não mercenário por dinheiro.
Considerando a fala de um determinado político, que não vale a pena citar o nome, pois a ele também se tem graves denúncias, que disse que a Presidenta Dilma deverá sangrar, entretanto penso que devemos sangrar de morte a corrupção e Dilma está com a espada para enterrar no coração da corrupção e vejo neste momento o medo da oposição, que estão fazendo ela sofrer com certeza, mas sabe que se continuarem essas investigações e denuncias chegará cada vez mais perto deles que sempre roubaram e se beneficiaram da coisa pública.
Em nossa história, presidentes se suicidaram, foram depostos, pediram para sair, e os que os sucederam não combateram a corrupção, pelo contrario se beneficiaram dela, pois eram refém ou faziam parte dela; portanto a permanência da atual governanta se torna uma tentativa de mudar a história que sempre se repetiu; exigir que se apurem todos os indícios de corrupção e avançar nos mecanismos de combate à corrupção de foram mais eficiente e eficaz; que talvez seja o maior medo daqueles que a estão combatendo sua permanência.
A história dos países que se transformaram socialmente; passaram por sangramento e sofrimento, se esta for esta a sina de Dilma, ela o fará com certeza, pois sua história já demonstrou que é uma mulher forte e determinada; mas não podemos nos enganar que por detrás deste sangramento tem aves de rapina e aproveitadores que a querem expulsá-la e evitar que continue a apuração e denúncias do roubo de dinheiro publico.

Neste sentido basta ver a forma do chamamento para as manifestações, onde o lema é “Fora PT” e “Fora Dilma”, mas não tem “fora PSDB”, “fora PMDB”, apurem a corrupção no Metro de São Paulo, apurem a sonegação no HSBC, os desmandos na SABESP; assim fica claro que a direita que está por trás de tudo isso, como foi nos casos de quedas de presidentes anteriores; assim querem que a Dilma saia para que eles possam continuar assolapar os cofres públicos, ou seja, não querem o fim da corrupção.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Homem que faz a guerra



Não tem tempo para sentir a luz do luar que acalenta os namorados;
Não tem tempo para ver o por do sol que é como uma moldura no horizonte;
Não sabe o prazer de ver as primeiras descobertas de uma criança;
Não sabe que a maior luta da vida é criar um filho e torná-lo um homem de bem para a sociedade;
Não tem a capacidade de sentir o cheiro de flores no campo
Não conhece a sensação de dançar uma música ao som da chuva que cai;
Não sabe que a vida é a maior dádiva de Deus;

Por isso o homem que cultua a paz
Sabe o valor do amor;
A beleza do dourado no céu do entardecer;
Aprecia os primeiros passos do bebe;
Sente orgulho ao ver as conquistas de seus filhos;
Sabe o valor de um buquê de flores dado a sua amada;
Tem a sensibilidade de ouvir uma música e lembrar os bons momentos de sua vida;

Enfim, se integra a energia divina da existência humana.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

SOJA x FALTA DE ÁGUA




Viajando pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás verificamos que acabou aquela mata primária ou mesmo, aquela mata que as árvores atingem, no mínimo, 20 m de altura; a única vegetação que temos são as plantações de soja a perder de vistas; sequer pequenas nascentes foram poupadas.

Assim é fácil de entender um dos motivos da falta de água no Estado de São Paulo, pois a soja chega à altura de, aproximadamente 60 cm, o que facilita uma maior evaporação da água do solo e, mesmo, do subsolo, desta forma atingindo o nível do lençol freático, responsável pela reposição das águas nos rios e deste, até os reservatórios que abastecem as diversas cidades do Estado de São Paulo.

Onde tem mata, o sol tem maior dificuldade de atingir o solo e assim, retirar ou evaporar a água do solo; tendo em vista que os Estados de São Paulo e Minas Gerais estão ficam sem matas ou florestas, a tendência é aumentar a falta de água, enquanto não se adotar medidas de reflorestamento e aumento das áreas de florestas.

Mas como ficaria o agronegócio? E quanto aos lucros do agronegócio? A resposta é investir em agregar valor à produção agrícola, onde podemos identificar nichos de negócio em nossa economia interna e mesma externa, como por exemplo; as mulheres que consumem grandes quantidades de leite de soja, que estão com preços abusivos; a produção de óleo de soja; a produção de carne de soja com o objetivo de abastecer as escolas, no uso na merenda escolar; enfim buscar alternativas de diminuir a área plantada, dando espaço ao reflorestamento.

As economias das "commodities" necessitam que sejam quebradas o paradigma da exportação do produto bruto, a preço de banana, e buscar agregar valor na transformação do produto bruto para o produto beneficiado, dessa forma, vendendo-o a preços compensadores, além de gerar empregos e renda.

Um exemplo é a Alemanha que não produz um grão de café, entretanto é o maior exportador de café na forma de cápsula de Nespresso, da Nestlé, onde compram por R$ 400,00 a saca de 60 quilos e revendem as capsulas por R$ 400,00 o quilo, ou seja, setenta vezes o quilo do café cru que compram do Brasil.

Devemos levar em consideração ainda, que os países que compram nossos produtos brutos não gastam um litro de água para produzi-los, pois toda a água necessária sai de nossos rios ou das captações construídas para abastecer nossas plantações, como por exemplo, as plantações de mangas e uva para exportação ao longo do rio São Francisco.

Esse sistema de exportar nossos produtos brutos, que se aplicam, também ao petróleo, aos minérios de ferro, de alumínio, além da biopirataria, causam enormes prejuízos a nossa economia, pois deixam de gerar valorizar a nossa economia interna em nosso país. Portanto o nosso maior desafio é tornarmos um empreendedor no beneficiamento de nossos produtos brutos, tornando-o mais rentável ao país.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Sensibilidade do Homem



O homem é matéria para fogo; a mulher o espírito de luz;
Desta união, nasce a sensibilidade humana;
Que um, vergonha tem; a outra, orgulho demonstra.
Quando a semente brota no seio de luz, a sensibilidade é revitalizada.
Do sorriso de um filho não difere da alegria de um cão ao ver o dono;
Da amamentação de uma bebe, que trás carinho e vida;
Do abraço do pai, que acolhe e dá segurança ao filho;
Da suavidade da textura de uma flor, ao toque amoroso de homem na face de sua amada;
Na conquista, um procura mostrar sensibilidade que depois se envergonha,
A outra se deixa levar pelo argumento, mas depois descobre que foi só um sutil álibi.
Com o tempo, a sabedoria desperta a sensibilidade masculina que um dia abandonou;
Quando volta, acalma o peito para compreender as sutilezas do mundo.
O homem só entenderá a natureza humana se a sensibilidade lhe atingir a alma.
Um filme, uma flor, um beijo, um abraço de nada significarão,
Se não ocorrer a transformação em fogo de luz no coração humano.
Caminho da fraternidade, do amor e da felicidade.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Olhos a luz da Alma

Olhos a luz da Alma


Alma o que está dentro, o olhar o que está fora.
Alma de luz, olhar escuro.
Alma da verdade, olhar da mentira.
Alma da alegria, olhar da tristeza.
Alma da vida, olhar da morte.
Alma da vitória, olhar da derrota.
Alma do sorriso, olhar da tristeza.
Alma da emoção, olhar da razão.
Alma do amor, olhar da dor.
Alma do equilíbrio, olhar da destruição.
Afinal que escolha tem? A alma ou o olhar.


(Antônio Roberto dos Santos Ferreira)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mente ou mente

Mente na mente

Mente que mente, 
Sonho na mente que mente,
Imaginação na mente, mente.
Palavras que mente na mente,
Promessas que mente na mente.
Olhos que mente sem mente.
Se mente na mente, verdade mente.
Se sentimento mente, mentir está na mente.
Homem mente na mente e a mulher na mente mente;
O que tens na mente, mente.
Pensamento na mente que mente.
Enfim, mente de mentira ou mente de pensamento.

(Antônio Roberto)

Poema da Parada de Onibus

PARADA DE ÔNIBUS

Parada para esperar, esperar o destino, o sonho, a paixão, o novo caminho;
Parada para reflexão para um novo amor ou para sarar de um antigo;
Parada para conhecer, conversar ou para um simples olhar
Parada para se esconder do calor ou da chuva que cai nos cabelos e alisa o rosto

Parada para descarregar a ansiedade do atraso ou contemplar a vida a sua volta
Parada para a leitura de um livro que o leva a outro mundo
Parada para um novo destino ou para mudar a direção
Parada para um encontro ou desencontro

Que parada é esta que oferece todas estas oportunidades
Que mexe com sentimentos
Que junta pessoas diferentes que vão para a mesma direção e em sentidos opostos
Que parada é esta que se vê todos os dias a mesma pessoa sem dizer um bom dia
Que há momentos de indiferença, de paixão e desilusão

Que as pessoas entram e saem sem levar ou deixar nada material, apenas riquezas imaginárias.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ponto de Onibus





O momento é propicio para discussão de melhoria de qualidade do transporte público, pois se fala em aumentos dos valores de transporte, rompimento de contratos com o “dito” cartel do transporte em Porto Velho, além do péssimo serviço prestado. Quando pensamos em ônibus, percebemos que a maior parte da reclamação é referente ao atraso, lotação, o desconforto que os veículos apresentam e o sucateamento da frota; raramente, há qualquer observação sobre o ponto de embarque e desembarque dos passageiros.

As paradas de ônibus de Porto Velho não têm padrão de qualidade estabelecido de forma permanente, pois cada Prefeito que assume muda a forma, sem qualquer previa analise de questões estéticas, de engenharia ou forma arquitetônica, sem qualquer visão da mobilidade urbana; não existe qualquer regra ou norma que discipline a maneira de projetar e construir, com a finalidade de disponibilizar para uso da população.Existem vários tipos espalhados pela cidade; em concreto com assento conjugado; em estrutura de ferro com assento em madeira; em estrutura de ferro e cobertura de fibra de vidro, sem assento; outra em cobertura ondulada de telha de alumínio e estrutura de ferro, além dos meros totens de sinalização de parada, sem qualquer informação.
Todos estes pontos não há qualquer indicação e localização, com os destinos dos ônibus, além de apresentar situação de insegurança por oferecer esconderijo para marginais em sua parte de trás, entre a estrutura e o muro, apresentando um verdadeiro sanitário a céu aberto; bem como uma péssima qualidade do equipamento público.

Para solucionar tal questão, a proposta seria de oferecer um concurso público para elaboração de especificações e projetos completos de modelos para construção de pontos de paradas de ônibus, adotando como regra o projeto vencedor e, paralelamente, apresentar um projeto de lei na câmara de vereadores para estabelecer normas para sua aplicabilidade, a fim de evitar constantes mudanças; desta forma o Prefeito que assumir deverá seguir o projeto padrão que foi aprovado.

Alguns cuidados são necessários, tais como: assento; previsão do tamanho em função do quantitativo de pessoas a embarcar; cobertura que efetivamente proteja as pessoas; evitar que sua localização fique distante do muro ou parede, para evitar pontos inseguros; placa indicativa de parada e quais os destinos, com os respectivos indicativos dos ónibus que ali param; prever acessibilidade a portador de necessidade especial; durabilidade; tipos diferentes em função da localização; iluminação; segurança construtiva; entre outros.

Além de todos estes cuidados, antes de efetuar a decisão final, recomendamos que seja feita audiências publicas com a finalidade de dar conhecimento a sociedade civil organizada e verificar se as condições atendem ao interesse.

Um ponto de parada bem projetado e executado pode conter em sua instalação sistema de rastreamento do veículo, onde poderá ser informada sua localização ponto a ponto e o tempo para sua chegada ao local de espera, proporcionando ao usuário acompanhar em tempo real onde está o seu transporte, bem como monitorar a qualidade de serviço prestado; penso que nossa capital poderá ser pioneira em tal procedimento, haja vista que já identificamos a existência de modelos normatizados em outras prefeituras, mas não com tal qualidade que propomos.